Cooperar para crescer e fomentar a macrorregião de Ribeirão Preto

O Sebrae, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SÃO PAULO contrataram o IPCCIC para conhecer a vocação territorial da macrorregião de Ribeirão Preto.

Mai 16, 2024 - 21:06
 0  534
Cooperar para crescer e fomentar a macrorregião de Ribeirão Preto
Após os resultados, assuntos como artesanato e gastronomia foram colocados em pauta

Na última quarta-feira, 15 de maio, prefeitos, secretários de desenvolvimento e agricultura, empresários, sindicatos, associações comerciais e representantes do turismo foram convidados a participar no Sesc de Ribeirão de um encontro de vozes para definir a construção da vocação turística regional.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Ribeirão Preto, Barrinha, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Serrana e Sertãozinho. Entre todos, a Rota do Turismo.

Adriana Silva e sua equipe de trabalho apresentaram o resultado da pesquisa, que foi realizado no final de 2023, pela equipe de pesquisadores do IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais nos 34 municípios da macrorregião de Ribeirão Preto.

Na sequencia Paulo Arruda, gerente do SEBRAE de Ribeirão Preto, Marlene Ferreira - Psicóloga, Lílian Rosa - Analista de Políticas Públicas e Sérgio Miranda da Cruz -

Engenheiro economista enfatizaram a importância da pesquisa e realizam enquetes com os presentes, além de apresentaram a o planejamento de trabalho.

Entre os pesquisadores,  Lilian foi a que mais tirou os convidados da zona de conforto ao apresentar a realidade da macrorregião de Ribeirão Preto.

“Cooperação é o principal eixo de trabalho para a CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL da macrorregião de Ribeirão Preto. E a cooperação é a base do federalismo brasileiro. A união dos municípios e a colaboração com as inovações e tecnologias na região são fundamentais para o crescimento do turismo, derrubando as barreiras social e econômica”, explicou.

E conclui com a seguinte orientação, “ mesmo que você diga que tem uma APL, sem cooperação com municípios vizinhos, para derrubar essas barreiras de desigualdade, não conseguirá seu objetivo”.

Mas, se para você  união, cooperação ou estar rodeado de pessoas com o mesmo objetivo que o seu é perda de tempo ou, simplesmente, competição, é muito importante que assista esse vídeo.

Agora, se nesse momento, você estiver duvidando que esse projeto terá continuidade por estar  acontecendo em ano político, fique calmo!

O turismo não é um assunto político, mas sim, apartidário com a união de interesses em comum, que tem início, mas nunca um fim, por envolver, principalmente, a responsabilidade social e ambiental.

*Junte-se ao turismo regional*

E agora, fica um convite a toda população, “cobre dos representantes políticos e empresários dos seus municípios o envolvimento nessa cooperação e integração da macrorregião no projeto, pois quando o turismo vai bem e, a economia local, a geração de emprego e renda cresce e favorece toda população, local e regional.

Próximos passos


O IPCCIC vai realizar mais 2 encontros com outros municípios e em setembro encaminhará ao SEBRAE o plano de comunicação e marketing territorial. Há previsão do início das ações em 2025, respeitando o período eleitoral.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.