Em ascensão desde o fim de 2023, iene já é a quarta moeda mais transacionada no País

Com a proximidade das Olimpíadas, euro tem aumento no volume operado em março de 2024

Abr 19, 2024 - 11:46
 0  23
 Em ascensão desde o fim de 2023, iene já é a quarta moeda mais transacionada no País
o turismo ainda pode explicar essa guinada da unidade monetária da União Europeia
Fonte

As operações envolvendo o iene seguem a todo vapor no Brasil. A unidade monetária oficial do Japão vem apresentando números significativos de transações no mercado de câmbio brasileiro desde o início do ano e, em março de 2024, alcançou a quarta colocação no ranking de moedas mais negociadas no País — melhor posição entre todo o período analisado (desde janeiro de 2018).

 

De acordo com o levantamento mensal realizado pela Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, o iene teve um aumento de 39% em relação a fevereiro de 2024, 32% no comparativo com março de 2023, e um crescimento massivo de 203% no volume médio transacionado no Brasil em 2022.

 

A moeda, que está em curva ascendente pelo terceiro mês consecutivo, foi a única que apresentou números positivos nos quatro comparativos (volume mês a mês; ano a ano, considerando o mesmo mês de comparação; volume médio transacionado no ano de 2022 e no de 2023) entre todas unidades monetárias do Top 5. O movimento contínuo de aumento no volume de operações do iene segue como um reflexo da liberação do visto entre os governos brasileiro e japonês, que estimula naturalmente o turismo para o Japão.

 

Euro mostra sinais de recuperação

 

Após dois meses seguidos com números negativos, o euro voltou a apresentar um volume transacionado positivo no comparativo com o mês anterior. Em março, a moeda — que ocupa a segunda colocação no ranking — teve 24% a mais de operações realizadas quando comparado ao mês de fevereiro. De acordo com Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, mesmo com o fim da alta temporada, o turismo ainda pode explicar essa guinada da unidade monetária da União Europeia. “A proximidade com a realização das Olimpíadas de Paris, em julho, na França, é um atrativo a mais para que brasileiros que estão se planejando para acompanhar o evento in loco adquiram a moeda”, comenta Arbex.

 

Dólar segue na liderança, mas apresenta números abaixo de 2023 e 2022

 

O dólar americano segue absoluto como a moeda mais transacionada no Brasil, figurando na liderança do ranking já por dez meses consecutivos. No entanto, em março de 2024, a unidade monetária norte-americana apresentou uma leve baixa no volume de operações no comparativo com fevereiro de 24 (-1%) e também no comparado a março de 2023 (-28%) e no volume médio transacionado em 2022 (-57%) e 2023 (-35%).

 

“Em março, o dólar teve um comportamento de leve valorização frente ao real, além dos reflexos do vale sazonal que abrange o período de fechamento da alta temporada no País, o que justifica os números negativos. Além disso, o BACEN aumentou a estimativa de projeção da moeda norte-americana de R4,93 para R4,95, sendo o segundo mês seguido com aumento da PTAX projetada, o que impacta a procura da moeda no segmento do turismo”, comenta Arbex.

 

Completando o ranking das cinco moedas mais transacionadas em março de 2024, a libra esterlina ficou em terceiro lugar, com um aumento de 9% no volume de transações em relação a fevereiro de 2024, enquanto o dólar canadense caiu para a quinta colocação, com baixa de 13% no volume operado em relação ao mês passado.

 

Confira o TOP 5 de venda de moedas de março comparado ao mês de fevereiro de 2024, em relação a março de 2023 e o comparativo em relação à média de 2022 (marco pós-pandemia):

 

MOEDA

Variação do volume (R) mar'24 em relação a fev'24

Variação do volume operado (R) do mês analisado em relação ao mesmo mês no ano anterior

Variação de volume operado (R) do mês analisado em relação Média de volume operado por mês no ano de 2022

Dólar (USD)

-1%

-28%

- 57%

Euro (EUR)

24%

- 30%

- 56%

Libra Esterlina (GBP)

9%

- 39%

- 57%

Iene (JPY)

39%

32%

203%

Dólar Canadense (CAD)

-13%

-49%

-76%

 

 

Sobre o Grupo Travelex Confidence

A Travelex é uma empresa especialista em câmbio reconhecida mundialmente, marcando presença em mais de 20 países. No Brasil, o Grupo é formado pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central no País, e pela corretora Travelex Confidence, com mais de 20 anos de experiência no setor. Entre as operações realizadas pelo Grupo, estão as operações cross-borders como transferências e pagamentos internacionais, importação, exportação, eFX: solução para Facilitadoras e Remessadoras de pagamentos, banknotes, compra e venda de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, venda de cartões pré-pagos, seguro viagem, chip internacional para celular, entre outros. Clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com atendimento omnichannel incluindo loja online, aplicativo exclusivo, internet banking, mesas de operações com atendimento por telefone ou WhatsApp e mais de 120 pontos de atendimento espalhados por todo território nacional.

 

Fonte: Lucas Lopes e Mariana Garcia  - Assessoria de imprensa:

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.