Embratur e film commissions municipais debatem a criação de representação nacional para desenvolver turismo audiovisual

Presidente da Agência, Marcelo Freixo conversou com representantes de órgãos locais sobre a importância de um equivalente federal para aumentar número de produções no Brasil

Abr 12, 2024 - 07:49
 0  11
Embratur e film commissions municipais debatem a criação de representação nacional para desenvolver turismo audiovisual
Encontro na sede da Embratur, em Brasília, também contou com participação de representantes por videoconferência (Foto: Renato Vaz/Embratur)

Um grupo de representantes de cerca de 20 film commissions e secretarias de cultura de diversos municípios se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e com o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Agência, Christiano Braga, na manhã desta quinta-feira (11). No encontro de articulação, o grupo discutiu a importância da criação de uma film comission federal para atrair gravações internacionais, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a promoção do turismo internacional do Brasil.
 

Film commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. Outro ponto levantado é que a criação do órgão nacional ajuda para que estados e municípios possam pensar nas políticas locais para o desenvolvimento do turismo e do audiovisual.
 

O encontro aconteceu na sede da Embratur e contou com representantes de film commissions e de secretarias de cultura de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Freixo destacou a importância de engajar as diversas instâncias federais que atuam com o turismo e com o audiovisual, incluindo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sebrae, e disse que ajudaria na articulação.
 

Freixo também lembrou que é importante que o turismo participe dos debates relacionados às film commissions e o setor de audiovisual. “É uma articulação que envolve exportação, o pequeno empresário, capacitação, e o Sebrae Nacional e a Apex são grandes parceiros e podem trabalhar juntos. O Brasil não é só sol e praia. Somos um país com uma diversidade de biomas e de destinos e locações riquíssimas. Temos cultura, gastronomia e um povo maravilhoso, e o turismo, não podemos esquecer, é 8% do PIB”, afirmou.
 

Christiano Braga, por sua vez, descreveu a reunião como “um um momento muito importante para a Embratur vocacionar sobre a importância de uma film commission federal no Brasil, que possa dar previsibilidade ao mercado audiovisual, que possa operar em parceria com as instâncias locais e que possa ajudar no fortalecimento da indústria audiovisual e no turismo audiovisual”. “Esse setor é uma janela para promover o Brasil e suas experiências turísticas para o mundo”, explicou.
 

Trabalho conjunto


Um dos integrantes do grupo, o diretor de investimentos e parcerias da Spcine, Luiz Toledo, afirmou que o desenvolvimento da indústria audiovisual e do turismo audiovisual tem um potencial econômico grande para o país. “A gente ficou muito feliz com essa visão da Embratur, entendendo o potencial das film commissions não só para o turismo, mas para o desenvolvimento socioeconômico do país. O encontro foi muito bom para uma união de esforços entre cidades, estados e o governo federal para avançar na pauta”, comemorou.
 

Gerente da Fortaleza Film Commission, George Frota foi na mesma linha. “O importante nesse momento é que nós passamos a trabalhar em conjunto, um grupo de mais de 19 films commission do Brasil em uma parceria com a Embratur, nessa coordenação do presidente Freixo, para que a gente possa, a partir daí, estabelecer novos marcos para esse ambiente das cidades fílmicas”, disse.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Embratur

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.