Gelateria Damazônia cria sorvete inspirado na COP30 para promoção da sustentabilidade

Misturando cumaru, bacuri e castanha-do-pará, sobremesa terá parte da renda destinada a comunidade carente em Belém, no Pará, cidade que sediará o evento

Abr 2, 2025 - 18:53
 0  16
Gelateria Damazônia cria sorvete inspirado na COP30 para promoção da sustentabilidade
rota gastronômica

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro deste ano no Brasil, já começa a inspirar diferentes setores, inclusive o mercado de sorvetes. Em São Paulo, a Gelateria Damazônia lançou o COP+, uma criação especial que homenageia a diversidade e os sabores da Amazônia.

 

O sorvete traz uma combinação única de cumaru — conhecido como a baunilha brasileira — com geleia de bacuri e um crocante de castanha-do-Pará, servido em uma casquinha artesanal feita pela própria casa. Parte da renda obtida com as vendas será destinada a projetos sociais da comunidade católica Santa Isabel de Hungria em Belém, no Pará, cidade que sediará a COP30.

 

O lançamento faz parte da agenda sustentável da marca, que conta com embalagens ecológicas, produtos veganos e outras iniciativas voltadas a redução de carbono e preservação da fauna e da flora brasileira.

 

“A Amazônia é um dos pulmões do mundo. Suas riquezas naturais nos alimentam e constroem toda a cultura e diversidade brasileira. A ideia de criar este sorvete é fomentar ainda mais o debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental. Por isso escolhemos estes sabores, para mostrar a todos o melhor que existe na nossa região (Norte)”, explica Carlos Ferreira, fundador da marca.

 

A combinação de cumaru e bacuri no sorvete COP+ reflete a proposta da Gelateria Damazônia, reconhecida por valorizar ingredientes típicos da Amazônia em receitas que se equilibram de forma harmoniosa no paladar.

 

Situado no coração dos Jardins, a casa aposta em receitas autorais que unem o sabor amazônico a influências da gastronomia paulista. Entre as opções do cardápio, o destaque vai para o Damazônia, que traz a suavidade da tapioca com o frescor do açaí, e o Encontro das Águas, que combina a leveza da tapioca com a cremosidade do pistache.

 

Outro sabor regional é o Marajó, uma fusão do tradicional queijo do Marajó com a acidez da geleia de cupuaçu e o crocante da castanha-do-Pará. Para os fãs de combinações clássicas com um toque nortista, há também o Doce de leite com cumaru.

Sobre a Gelateria

 

Fundada em 2010, em Belém (PA), por Carlos Ferreira, a gelateria traz a proposta de levar os sabores do norte como sorvetes para outras regiões Brasil. Porém, a jornada do paraense começou em 2000, no ramo da chocolateria quando fundou a Damazônia Chocolates, marca que comercializava chocolates com frutas e nozes amazonenses, que retornam aos balcões este ano.

 

A marca conta com oito unidades em Belém, uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro aos pés do Cristo Redentor. A chegada à capital paulista faz parte do plano de expansão pelo Brasil, através de lojas próprias e franqueadas. A expansão se dará em espiral, começando pelo interior de São Paulo e estados vizinhos, como Minas e Rio de Janeiro. O objetivo da marca é, até o final do próximo ano, ter pelo menos uma unidade em cada capital.

 

 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.