Maranhão é o destino de hoje

A maranhense, Ana Carolina Medeiros, foi eleita presidente da ABAV Nacional - Associação Brasileira das Agências de Viagens, para o biênio 2024/2025. Nessa entrevista fala sobre a entidade e dá dicas importantes do turismo regional do Maranhão.

Jan 26, 2024 - 13:11
 0  50
Maranhão é o destino de hoje
Foto: divulgação Abav Nacional

Empresária, Ana Carolina Medeiros foi eleita presidente da Abav Nacional, antes, porém, foi presidente da Abav Maranhão e esteve como vice-presidente na gestão passada de Magda Nassar.

 

Uma entidade, fundada há 70 anos, mas, somente nessa década passou a ser liderada por mulheres.

 

E quem sai ganhando com essa mudança é o turismo, pois as mulheres colocam muita emoção e cuidado naquilo que faz e com turismo não é diferente. "Mas, sem esquecer o apoio dos nossos companheiros de trabalho que estão juntos na admininistração da entidade", comemora Ana.

 

Ana Carolina enfatiza a importância da união da categoria e as vantagens de os agentes de turismo estarem cadastrados na entidade. “ A ABAV é a maior entidade representativa dos interesses das agências de viagem no Brasil, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do Turismo nacional e defender os interesses dos nossos associados. Com sede em São Paulo, a Abav Nacional está presente em 26 estados e no Distrito Federal e os associados são atendidos no seu estado e podem usufruir de todos os serviços que disponibilizados, tais como: consultoria jurídica, cursos e treinamentos, atendimentos em aeroportos, apoio para a retirada de vistos, espaços para reuniões, participação nas feiras de negócios, entre outros”

 

A diretoria na Abav Nacional para o biênio 2024/2025 é composta pelos seguintes membros:

DIRETORIA

Presidente: Ana Carolina Dias Medeiros de Souza

1ª. Vice-Presidente do Conselho de Administração: Maria Conceição Junckes

2º. Vice-Presidente do Conselho de Administração: Fernando Silva Santos

 

Conselho de Administração

Luiz Antonio Strauss de Campos

Edmilson Rodrigues Romão –

Michelle Pereira Silva

Rita de Cássia Aguiar de Vasconcelos

 

Conselho Fiscal - TITULARES

Socorro de Fátima Marques Pereira

Jane Helena Bertola Balbinotti

Eldon Tarja Evangelista de Sousa

 

SUPLENTE

Fernando Versiani de Miranda

Conselho de Ética

Teresa Cristina Córdova Guimarães Fritsch

Ney Gonçalves

Thiago de Souza Mendes

 

SUPLENTE

Marcelo Perim

    Maranhão

    Ana Carolina deu um presente aos seguidores da Rota do Turismo ao apresentar a história do estado e também algumas dicas das  regiões turísticas do Maranhão.

     

    O estado disponibiliza,atualmente, 56 municípios turísticos, divididos em 09 regiões turísticas. São elas:

    •      Amazônia Maranhense
    • ·         Chapada das Mesas
    • ·         Cocais
    • ·         Floresta dos Guarás
    • ·         Lagos e Campos Floridos
    • ·         Lençois & Delta
    • ·         Munim
    • ·         São Luís
    • ·         Serras Guajajara Timbira e Kanela

    Como maranhense e proprietária da agencia de turismo, Taguatur, Ana Carolina ficou com os olhos brilhantes ao falar do seu estado. “Além da nossa capital, São Luís Rei de França, a “Jamaica Brasileira” ou outros apelidos como “Ilha do Amor”, “Atenas Brasileira”, “Cidade dos Azulejos” e “Capital Brasileira do Reggae”, a capital do Maranhão fica numa ilha, vizinha dos estados do Pará, Tocantins e Piauí”.

     

    Outro município que se destaca é Alcântara em homenagem a um Príncipe que nunca visitou a cidade, mas a homenagem continua. “Como referência, Alcântara traz na sua história o foguete que lançado em 2023”.

    O foguete que Ana Carolina se refere é o foguete sul-coreano, denominada Astrolábio, resultado da parceria entre o DCTA e a empresa sul-coreana INNOSPACE, lançado a partir de Alcântara/MA, em 19/03/2023 as 14h52.

    O lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), teve um voo curto, de apenas 4 minutos e 33 segundos,  mas um reconhecimento enorme ao território brasileiro, por levar a bordo uma carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB)”.

    Veja no vídeo abaixo o momento e a importância desse lançamento para o Brasil e também ao turismo regional brasileiro.

    Mas você gostaria de saber um pouquinho a mais do que encontrar em Alcântara?

    Alcântara é uma pequena cidade, localizada em plena Amazônia Legal, cercada por praias e ilhas desertas. Foi a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN.

    O estilo colonial de seu importante conjunto arquitetônico reflete uma história de opulência e riqueza, quando Alcântara era habitada por ricos barões. Suas principais atrações podem ser visitadas a pé, em calmos passeios pelas ruas calçadas de pedra do seu Centro Histórico, passando pela Praça da Matriz, visitando a Casa da Câmara e Cadeia, o Museu Histórico e Artístico de Alcântara, a Casa do Divino e as igrejas coloniais”.

    A maneira mais fácil para se chegar a Alcântara é por meio da travessia da Baía de São Marcos, que separa a Ilha de São Luís e a cidade histórica de Alcântara. A travessia é feita por barcos e catamarãs, que, de acordo com a tábua das marés, partem diariamente do terminal hidroviário da Praia Grande, que fica no Centro Histórico de São Luís. Se for de carro, de São Luís até Alcântara são 52Km de estrada.

    Para quem busca turismo de experiência, Alcântara envolve o turista na história, cultura, gastronomia e costumes locais podendo ser também de aventura e experiências ecológicas.

    E, para os amantes de aventura e turismo de experiência, não existe melhor destino do que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Humberto de Campos, com dunas de areia branca e inúmeras lagoas de águas cristalinas, com temperatura em torno de 20 graus o ano todo, o que garante uma experiência inesquecível. “Esse espaço é praticamente o tamanho de São Paulo, com estrutura organizada, mas que deve ser acompanhando por um guia de turismo local”, esclarece Ana Carolina.

    E Ana Carolina alerta, “preservar é cuidar e por mais lindo que seja o local, a única coisa que você pode trazer na bagagem desse paraíso, são as fotos. O ideal é contratar um excelente guia de turismo, pois lá não existem restaurantes e você será orientado no que deve ou não fazer, inclusive as refeições e o melhor lugar para conhecer e aproveitar. E contratando uma agência de viagem, o seu conforto é nossa responsabilidade”, finaliza.

     

    A Rota do turismo agradece o apoio da Taguatur, Polychronis Drone e do Partiubr por compartilhar vídeos sobre alguns destinos do turismo regional do Maranhão.

     

    E para os agentes de viagem que desejam mais informações sobre a Abav, clique aqui. 

     

    Em São Paulo a Abav está localizada na Av. São Luis, 165 – Térreo, Cep: 01046-001 - São Paulo/SP.

     

    Adriana Fagundes

    Rota do Turismo

    Qual é a sua reação?

    like

    dislike

    love

    funny

    angry

    sad

    wow

    Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.