Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock Distrito 4540 do Rotary 

Mulheres e meninas do Distrito 4540 (do Rotary, Rotaract e Interact) ganham destaque  na gestão do Governador Malfará, através do Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock. As indicações acontecem no período de 1º a 28 de fevereiro de 2025. E a Premiação será no dia 8 de março. Faça já sua indicação!

Fev 2, 2025 - 09:16
 0  40
Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock Distrito 4540 do Rotary 

Que as mulheres estão ganhando destaque no mercado de trabalho todos sabem, mas sua maior conquista aconteceu  dentro do Rotary Internacional, reconhecido pela união dos empresários, com mais de 1,2 milhão de associados ao redor do mundo e conectando pessoas.  Em 1989, abriu suas portas para as mulheres.

Outro fato que vem chamando a atenção é o aumento das mulheres que estão se associando ao Rotary International, uma entidade centenária que era 100% masculina e que em 1989, decidiu, por votação na reunião do Conselho de Legislação, a admissão de mulheres aos Rotary Clubs do mundo inteiro.

E essa iniciativa do Rotary International foi e continua sendo um momento marcante, que contou com o apoio de Frank Devlyn, com um discurso que se mantém vivo até hoje, quando diz,  “meus companheiros delegados, gostaria de lembrá-los de que o mundo em 1989 é muito diferente do mundo em 1905. Eu francamente acredito que o Rotary precisa se adaptar a este mundo em evolução”, enfatizou.

E, na gestão 2000-01, Frank Devlyn se tornou a primeira presidente do RI. 

A resposta à decisão foi avassaladora, tanto que 1 ano depois, em junho de 1990, o número de rotarianas havia disparado para mais de 20.000 mulheres. Crescendo cada vez mais. conquistou no mundo 195.000 em julho de 2010 (em torno de 16% do quadro associativo) e em julho de 2020 ultrapassou 277.000 (cerca de 23%).

E o Distrito 4540 comemora essa conquista. “Hoje temos tem nosso quadro social 1450 associados, dos quais 23% são mulheres, que nos traz um lado mais solidário. a família rotariana defende a *diversidade, equidade e inclusão*, ao valorizarmos a diversidade e celebrarmos contribuições dos seres humanos de todas as origens, independentemente de idade, etnia, raça, cor, habilidade, religião, status socioeconômico, cultura, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.”, comemora o governador  Malfará.

*Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock*

Com o crescimento do número de mulheres, o Rotary International criou  o  *Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock* que homenageia um associado por ano – independentemente do gênero e do tempo de associação – por trabalhar ativamente na promoção do avanço das mulheres no Rotary. 

O prêmio, originalmente, foi estabelecido por um grupo de rotarianos em 2017, em homenagem à Dra. Sylvia Whitlock, a primeira mulher a presidir um Rotary Club e alguém que liderou mudanças para mulheres em todo o mundo por meio do Rotary International.

Sylvia Whitlock nasceu na cidade de Nova York, mas foi educada até o ensino médio em Kingston, Jamaica. 

Ao retornar à cidade de Nova York, se formou em psicologia no Hunter College e trabalhou para as Nações Unidas, como Secretária de Estatística, no Edifício da Secretaria em Nova York, antes de se mudar para a Califórnia para iniciar uma carreira em Educação. 

Na Califórnia, ela obteve um mestrado, cum laude, em Educação pela Cal Poly, Pomona, e um Ph.D., cum laude, em Educação, pela Claremont Graduate School, seguido de outro mestrado em Terapia de Casamento e Família pela Azusa Pacific University.

Iniciou uma segunda carreira como terapeuta, sendo licenciada pelo Board of Behavioral Sciences da Califórnia.

Em 1982, enquanto reitora de uma escola primária em Duarte, CA, foi convidada a ingressar no histórico Ex- Rotary Club de Duarte. Sylvia tornou-se presidente daquele clube em 1987, ano em que a Suprema Corte dos Estados Unidos determinou que o clube fosse reintegrado, tornando-a a primeira mulher no Rotary Mundial a dirigir um clube como presidente. Ela foi presidente duas vezes, secretária, tesoureira e representante da Fundação. 

Em nível distrital, ela presidiu o comitê do Teste Quádruplo de Discurso por seis anos, o Comitê de Bolsas Educacionais por seis anos, recebendo um Prêmio de Serviço do DG Don Aikin e Subsídios Simplificados por dois anos. 
Foi governadora assistente, apresentadora nos Institutos de Governadores e palestrante em convenções e reuniões de Rotary Clubs, aqui e no exterior, incluindo África do Sul, Jamaica, Washington e Texas.

Whitlock apoia uma série de causas beneficentes. Estabeleceu uma clínica de AIDS na Jamaica e continua a apoiar a Piyali Girls School perto de Calcutá, Índia .


E, em 2021, o Conselho Diretor decidiu incluir Sylvia Whitlock como premiação oficial do Rotary International.


Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock no Distrito 4540 do Rotary

E neste ano, o governador *José Roberto Malfará* resolveu estender essa premiação para as mulheres do Distrito 4540 do Rotary, promovendo a premiação no Brasil.

E convida, "essa é a chance dos companheiros reconhecerem o incrível trabalho que as mulheres estão fazendo no seu clube.  E incentivar o avanço das mulheres no Rotary Club".

Participe dessa premiação. Indique as mulheres no distrito 4540, que se destacam, no período de 1° à 28 de fevereiro, com a premiação marcada para o dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher.

Premiação: As primeiras colocadas (Rotary, Rotaract e Interact) receberão um troféu que será entregue no jantar especial, dia 8 de março, e que terá 100% da renda do lucro das vendas dos convites, destinada a Fundação Rotária. E a campeã do Rotary Club no Distrito 4540, terá sua foto na galeria da fama.

Para receber o prêmio, deve estar em dia com seu clube!

Faça parte desse Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock no Distrito 4540. Faça já sua indicação aqui

Você conhece as conquistas das mulheres no Rotary Internacional?

Veja a seguir o Cronograma da história das mulheres no Rotary, divulgado pelo Rotary International.


1950 - Um Rotary Club da Índia propõe uma emenda para eliminar a palavra “masculino” dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club durante o Conselho de Legislação que se reuniu na Convenção do Rotary de 1950 .
 
1964 - A programação do Conselho de Legislação contém emenda proposta por um Rotary Club em Ceylon (atual Sri Lanka), solicitando a admissão de mulheres nos Rotary Clubs. Os delegados votam a retirada da proposta. Duas outras propostas solicitando que mulheres fossem elegíveis à associação honorária também são retiradas.

1972 - À medida em que mulheres adquirem mais destaque em suas profissões, mais clubes começam a solicitar permissão para admiti-las. No Conselho de Legislação de 1972, um Rotary Club dos EUA propõe a admissão de mulheres ao Rotary.

1977 - Três propostas pela admissão de mulheres são encaminhadas ao Conselho de Legislação para consideração na Convenção de 1977. Um clube brasileiro propõe que mulheres sejam admitidas a título de associadas honorárias. 
O Rotary Club de Duarte, EUA, admite mulheres em seu quadro associativo violando os Estatutos do RI e os Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Devido a tal violação, o clube é desativado em março de 1978, sendo reativado apenas em setembro de 1986.

1980 - O Conselho Diretor do RI e Rotary Clubs da Índia, Suécia, Suíça e Estados Unidos propõem uma emenda segundo a qual deveriam ser removidas dos Estatutos e Regimento Interno do clube e do RI, quaisquer referências aos associados que dessem a entender que eles fossem do sexo masculino.” 

1983-86 - Em processo movido pelo clube de Duarte, em 1983, o Tribunal Superior da Califórnia dá vitória ao Rotary International mantendo que mulheres não deveriam ser admitidas em Rotary Clubs naquele estado. Em 1986, o Tribunal de Justiça da Califórnia reverte a decisão, evitando que a provisão fosse adotada. A Suprema Corte da Califórnia se recusa a ouvir o caso, o qual é encaminhado à Suprema Corte dos EUA.

1987 - Em 4 de maio, a Suprema Corte dos Estados Unidos decide que Rotary Clubs não podem impedir a admissão de mulheres em seu quadro associativo. O Rotary declara que qualquer Rotary Club nos Estados Unidos tem permissão de admitir mulheres qualificadas. 
O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) é fundado em 28 de maio, tornando-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte dos EUA.
Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, Califórnia, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club.

1988 - Em novembro, o Conselho Diretor do RI reconhece o direito de Rotary Clubs no Canadá admitirem mulheres com base em uma lei canadense semelhante à sustentada pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

1989 - Em sua primeira reunião após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em 1987, o Conselho de Legislação aprova a admissão de mulheres ao quadro associativo de Rotary Clubs de todo o mundo.

1990 - Em junho, existem aproximadamente 20.200 rotarianas no mundo inteiro. A revista The Rotarian publica um artigo sobre as mulheres no Rotary.

1995 - Em julho, oito mulheres se tornam as primeiras governadoras de distrito: Mimi Altman, Gilda Chirafisi, Janet W. Holland, Reba F. Lovrien, Virginia B. Nordby, Donna J. Rapp, Anne Robertson e Olive P. Scott.

2005 - Carolyn Jones começa seu mandato como a primeira mulher a servir como curadora da Fundação Rotária.

2008 - Catherine Noyer-Riveau assume o mandato de diretora, tornando-se a primeira mulher a integrar o Conselho Diretor do RI.

2012 - Elizabeth Demaray começa seu mandato, tornando-se a primeira mulher a servir como tesoureira do RI.

2013 - Anne Matthews começa seu mandato como a primeira mulher vice-presidente do RI.

2019 - Brenda Marie Cressey inicia mandato como a primeira mulher a servir na função de vice-chair da Fundação Rotária. Entre abril e junho de 2019, ela foi a chair da Fundação, a primeira mulher a servir neste cargo também.

2020 - Em outubro, Jennifer Jones torna-se a primeira mulher indicada à presidência do Rotary International. Seu mandato começou em 1º de julho de 2022.

2024 - Stephanie Urchick, novamente uma mulher assume à presidência do Rotary International, com a seguinte orientação aos Rotary Clubs, “apólio continua sendo a nossa principal prioridade e requer nosso total compromisso. Com isso em mente, convido todos vocês a se tornarem campeões do Plano de Ação para que possam mudar seus clubes para melhor e manter o Rotary forte. Isso depende de nós. Vocês fazem a magia acontecer a cada projeto concluído, a cada doação, a cada novo associado. A Magia do Rotary pode potencializar o que motiva seus clubes locais. Vocês podem "intensificar A Magia do Rotary" trazendo novas pessoas à nossa família. *Vocês podem "liberar A Magia do Rotary" empoderando meninas e mulheres*. Vocês podem "promover A Magia do Rotary" arrecadando fundos para mudar o mundo". 

"Com essas palavras, da presidente Stephanie Urchick, fica o nosso convite a todos os companheiros do nosso distrito e o apoio dos presidentes para fazermos uma bonita cerimonia, indicando quais são às mulheres que merecem estar na *Galeria da fama. Recebendo o Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock no Distrito 4540* votem e compartilhem essa ideia”, finaliza o governador Malfará.

Marque na sua agenda:

  • indicaçâo: de 1° a 28 de fevereiro - clique aqui
  • jantar de premiação: 8 de março 
  • local e valor do convite: em breve será divulgado
     

Fonte: Adriana Fagundes 
Imagem pública do Distrito 4540 do Rotary

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.