SeaWorld Orlando celebra importante marco de conservação com nascimento de filhotes de peixes-serra

Parque é o segundo aquário do mundo a ter um nascimento bem-sucedido de peixes-serra-de-dentes-pequenos, uma espécie criticamente ameaçada

Nov 10, 2023 - 14:48
 0  35
SeaWorld Orlando celebra importante marco de conservação com nascimento de filhotes de peixes-serra
Peixe serra de dentes pequenos nascem em parque SeaWord Orlando

 

O SeaWorld Orlando se orgulha em anunciar o nascimento de três filhotes de peixes-serra-de-dente-pequenos, uma conquista histórica na conservação global desta espécie ameaçada de extinção. O parque se tornou o único aquário dos Estados Unidos a apresentar peixes-serra-de-dentes-pequenos e o segundo no mundo a presenciar o nascimento bem-sucedido da espécie. Entre os recém-nascidos estão um macho e duas fêmeas, e cada um media aproximadamente 60 centímetros de comprimento quando nasceram em 11 de julho. 

 

Após o nascimento, os filhotes foram submetidos a exames abrangentes e continuam a ser examinados regularmente para garantir a sua saúde e que o desenvolvimento esteja dentro do esperado. Este marco ressalta o compromisso do SeaWorld em preservar a biodiversidade e prevenir a extinção de espécies.

 

O Dr. Joseph Gaspard, vice-presidente de operações zoológicas do SeaWorld Orlando disse: “O nascimento dos peixes-serra-de-dentes-pequenos é uma conquista significativa, pois nos tornamos o segundo aquário do mundo a atingir este marco. Isso significa um sucesso extraordinário no domínio da conservação destes animais e é um privilégio poder oferecer os melhores cuidados a uma espécie criticamente ameaçada. Os filhotes nascidos aqui nos ajudarão a compreender como diminuir o declínio das populações de peixes-serra na natureza e a disseminar a mensagem de educação ambiental aos nossos milhares de visitantes.”

 

“Esta é a segunda vez em que um nascimento sob cuidados humanos de peixes-serra ocorre com sucesso no mundo, e a primeira nos Estados Unidos. Os filhotes proporcionarão uma grande oportunidade para que pesquisadores e aquaristas possam aprender mais sobre o desenvolvimento dessa espécie. Mas, igualmente importante, é a chance de os visitantes do SeaWorld Orlando compreenderem melhor estes animais. É por meio desse tipo de acontecimento que podemos reforçar mensagens de conservação”, afirma Adam Brame, Coordenador de Recuperação de Peixes-Serra da Associação Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, sigla em inglês).

 

Apesar de sua aparência de tubarão, o peixe-serra-de-dentes-pequenos é classificado como arraia, apresentando guelras e boca na parte inferior. Nomeados por conta de sua face em formato de serra, esses animais habitam mares tropicais no Oceano Atlântico, geralmente em águas costeiras rasas e podem se aventurar em rios de água doce, principalmente no litoral da Flórida. Nascido completamente desenvolvido com aproximadamente 60 centímetros de comprimento, o peixe-serra conta com dentes cobertos por um material espesso que se dissolve em poucos dias/semanas.  Essa adaptação protege a mãe e os filhotes enquanto estão no útero.

 

No SeaWorld, os filhotes têm recebido cuidados meticulosos da equipe do Aquarium Health Center do parque, permanecendo nos bastidores enquanto crescem e se desenvolvem sob supervisão do mais alto nível.

 

Peixes-serra-de-dentes-pequenos no SeaWorld Orlando

 

Dois peixes-serra adultos residem no SeaWorld Orlando desde a década de 1980. Esses peixes atualmente vivem no habitat Shark Encounter, que tem 2,6 milhões de litros de água, e ostentam o título de maiores peixes do parque. No final de maio, a equipe de veterinários e aquaristas do SeaWorld identificou por meio de um ultrassom que a fêmea estava grávida. Reconhecendo a importância deste fato, a fêmea foi transferida para o Aquarium Health Center, nos bastidores do parque, onde pôde ser observada e acompanhada de perto até o nascimento dos filhotes. O SeaWorld Orlando foi responsável por proporcionar as condições ideais para o nascimento dos filhotes, incluindo iluminação e temperatura adequadas. Isto demonstra a dedicação incansável de nossas equipes para providenciar o melhor cuidado aos animais, além de incentivar a conservação e a educação sobre a vida marinha.

 

Conservação de peixes-serra

 

Os peixes-serra-de-dentes-pequenos estão criticamente ameaçados, sendo o primeiro peixe marinho a ser protegido pela Lei das Espécies Ameaçadas há 20 anos, em 2003, após a identificação de um declínio significativo na população selvagem devido à perda de habitat e à captura por pescadores.

 

Esta é a única espécie de peixe-serra encontrada nas águas dos Estados Unidos, tornando o nascimento dos três filhotes ainda mais significativo. As entidades que abrigam peixes-serra, incluindo o SeaWorld Orlando, têm sério interesse em obter maior compreensão sobre o processo reprodutivo da espécie para ajudar à população em declínio na natureza. A associação de Zoológicos e Aquários (AZA) criou o Plano de Sobrevivência de Espécies de Peixes-Serra para facilitar o sucesso reprodutivo destes animais.

O SeaWorld está comprometido em educar e inspirar as próximas gerações de conservacionistas por meio de experiências no parque. Também está comprometido com a preservação ambiental fora de seus parques por meio de parcerias e de seu Fundo de Conservação, que já doou mais de 20 milhões de dólares para projetos de pesquisa no mundo inteiro. 

Sobre o SeaWorld

 

O SeaWorld é um parque temático de vida marinha, um zoológico e aquário certificado que proporciona experiências com significado enquanto inspira e ensina os visitantes de todas as idades a proteger a vida marinha. Ao receber milhões de visitantes todos os anos, os parques oferecem experiências enriquecedoras como encontros próximos com animais, atividades educacionais, atrações inspiradas da vida marinha, eventos especiais e muitas outras opções de entretenimento. Por mais de 60 anos o SeaWorld lidera ações de conservação da vida marinha dentro e fora de seus parques por meio de ciência, educação e cuidado humanizado aos animais, o que lhe rendeu certificação da American Humane e credenciamento pela Alliance of Marine Mammal Parks and Aquariums e pela Association of Zoos and Aquariums. O SeaWorld é uma das maiores organizações de resgate de animais marinhos do mundo e já ajudou mais mil animais até o momento. O SeaWorld Conservation Fund, fundação sem fins lucrativos criada em 2003, já destinou mais de U$20 milhões a quase 1400 organizações para ajudar projetos de pesquisa em todos os continentes. Uma parte do dinheiro arrecadado no parque é enviado ao fundo para apoiar esses projetos de conservação a longo prazo. O SeaWorld tem parques em Orlando, (Flórida), San Antonio (Texas), San Diego, (Califórnia) e Abu Dhabi (Emirados Árabes). O SeaWorld faz parte do portifólio de marcas de parques temáticos do SeaWorld Entertainment (NYSE:SEAS).

Fonte  Larissa Alvarez

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.