Setur-SP lança Guia Turístico Católico do Estado de SP

A publicação conta com mais de 300 capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas, eventos, rotas e destinos que promovem o turismo religioso católico em todo o Estado de SP

Jul 8, 2024 - 05:30
 0  53
Setur-SP lança Guia Turístico Católico do Estado de SP
(Lançamento do Guia Turístico Católico na Expo Católica 2024 / Foto: Celso Silva)

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, nesta quinta-feira, 4, o Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo. O lançamento aconteceu na Expo Católica, feira internacional de produtos e serviços para a Igreja Católica e maior vitrine do setor no Brasil e na América Latina. 

 

Para elaborar o Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo, a Setur-SP mapeou mais de 300 capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas, eventos, rotas e destinos em todo o Estado de SP que promovem o turismo religioso católico. 

 

Alguns exemplos são o Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, que recebe anualmente cerca de 8 milhões de fiéis; o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, que celebra a memória do primeiro santo brasileiro, São Frei Galvão; o Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém; a Catedral da Sé, na capital paulista; a Canção Nova, sede da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil, em Cachoeira Paulista, entre outros.

 

“São Paulo tem a maior arquidiocese do Brasil, com 5,9 milhões de fiéis católicos. Além disso, por conta da diversidade e riqueza de atrativos na capital, no interior e no litoral, São Paulo é o estado que mais recebe visitantes de turismo religioso católico, consolidando-se também como o maior emissor de turistas desse segmento no país”, afirma Roberto de Lucena, titular da Pasta de Turismo e Viagens.

 

A força do turismo católico também pode ser notada nos feriados religiosos. De acordo com estimativas do Centro de Inteligência e da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, no feriado de Corpus Christi deste ano, 2,9 milhões de pessoas viajaram pelo Estado de SP, gerando movimentação financeira de cerca de R$ 5 bilhões. 

 

Turismo Religioso Paulista

 

O Turismo Religioso é um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As viagens relacionadas ao turismo religioso movimentam cerca de 20 milhões de viagens todos os anos e mais de R$ 15 bilhões, de acordo com o Ministério do Turismo. Por sua formação histórica, social e cultural, o Brasil congrega diversas religiões que valorizam o Turismo Paulista e acrescentam fluxos turísticos importantes. A prática diminui a sazonalidade, estimulando a ocupação dos destinos na baixa temporada.

 

A Setur-SP agrega um conjunto de iniciativas de incremento da atividade turística no segmento religioso. Entre as ações estão a promoção de destinos com essa vocação, apoio e implantação de rotas turísticas, sejam elas peregrinas que podem ser realizadas a pé, de bicicleta ou por outros meios ou rotas rodoviárias e aéreas. Também inclui acordos de cooperação com outros estados e órgãos estaduais. O objetivo é promover e incrementar toda a oferta de turismo religioso voltado a aspectos históricos ou ligados à religião católica, judaica, islâmica, entre outras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Setur

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.