Turismo, motor do desenvolvimento econômico regional
Presidentes de Comtur, Secretários Municipais de turismo, prefeitos e empresários da macrorregião de Ribeirão Preto são convidados pelo Sebrae para apresentar o modelo de cidade inteligente

Na última segunda-feira, 31 de março, das 9 às 13h, no auditório do SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, estiveram presentes vários representantes do Sebrae Ribeirão Preto que recepcionaram os novos Secretários Municipais de Turismo, Prefeitos e membros dos Conselhos Municipal de Turismo (COMTUR), para apresentar a atuação do Sebrae SP como apoio na capacitação para o desenvolvimento do turismo regional.
Paulo Arruda, diretor regional do Sebrae Ribeirão, deu as boas-vindas e enfatizou a importância da união do trade turístico para obtenção de resultados sustentáveis, enfatizando que, “o turismo de experiência é uma ótima opção aos municípios. Também mencionou a importância do fortalecimento do Comtur nos municípios, para a criação de projetos regionais, informando que todos podem contar com a parceria do Sebrae para buscar a capacitação continua e Atrair investimento através de parcerias público-privadas".
Na sequência, Fabiana David, gestora dos projetos de turismo do escritório regional de Ribeirão Preto apresentou que cada município pode se tornar uma cidade inteligência, para isso é necessário que o município se comprometa com os seguintes temas:
1. Ter uma Gestão de políticas pública;
2. Lideranças locais e governanças;
3. Simplificação;
4. Sala do empreendedor;
5. Compras públicas e acesso ao crédito;
6. Empreendedorismo na escola;
7. Inclusão sócio produtiva;
8. Identidade, vocações e mercado;
9. Inovação e economia criativa; e,
10. Resiliência climática e sustentabilidade.
Mas, o principal recado a todos os gestores publicos e empresários foi que, "ninguém faz nada sozinho, principalmente no turismo". E justificou, "Juntos, podemos transformar nossa região em um dos principais destinos turísticos do interior paulista, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população, mas precisamos de união e comprometimento de todos, tais como: capacitação dos coselhreiros e gestores em políticas públicas e elaboração de projetos e captação de recursos, qualificação dos empresários para terem projetos estruturados, principamente com programas tais como: SP EcoAventura, e, estruturação de projetos turísticos, com a criação de roteiros integrados, produtos turísticos e experiências memoráveis, para que todos os municípios tenham acesso a editais e linhas de financiamento para pequenos negócios do setor”, enfatizou Fabiana.
Entre os palestrantes, a presidente do COMTUR de Socorro, Jaqueline Mariana Paula Franco, apresentou a Rede de Hotéis que representa e as várias opções de lazer e experiência que os turistas encontram no local, mas que os municípios podem levar para suas regiões. “É importante a união dos empresários com o poder público local, pois a Prefeitura deve dar estrutura, mas são os empresários que devem tornar seus estabelecimentos num local atrativo ao turista. E os empresários, devem cooperar primeiro e competir depois”.
E nesse ponto a Rota do Turismo concorda, pois tem falado desde 2020, sobre a importância da união de todos os elos da cadeia produtiva do turismo brasileiro, colocando todos numa mesma sintonia e mostrando a potência do turismo regional, quando o turista conhece o local. “Não podemos trabalhar um único município, mas, a união da região turística e dar oportunidade ao turista em conhecer toda potência do setor. Como por exemplo, a região turística Raízes do Campo, que de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro une 9 municípios, que são: Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Mococa, Monte Alto, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança e Sertãozinho, que tem vários atrativos de turismos, tais como: negócios, industrial, religioso, lazer, cultura e gastronomia”, comemora Adriana Fagundes, CEO da Rota do Turismo e, que assumiu recentemente a Presidente do COMTUR Sertãozinho.
Adilson Santos, secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Adriana Fagundes - COMTUR Sertãozinho e Kátia - Comtur Cravinhos
Estiveram representando o Turismo de Sertãozinho, o secretário de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos e a Diretora de Turismo, Elziane Sandrim, que foi uma das convidadas a levar esclarecimentos as dúvidas dos presentes, referente aos municípios que pertecem a Raízes do Campo e Alta Mogiana.
Qual é a sua reação?






