Turismo, motor do desenvolvimento econômico regional

Presidentes de Comtur, Secretários Municipais de turismo, prefeitos e empresários da macrorregião de Ribeirão Preto são convidados pelo Sebrae para apresentar o modelo de cidade inteligente

Abr 1, 2025 - 08:59
 0  76
Turismo, motor do desenvolvimento econômico regional
Elziane Sandrim - Diretora Turismo Sertãozinho, Fabiana David - Sebrae Ribeirão Preto e Jaqueline Franco - COMTUR Socorro, falam sobre desafios da região.

Na última segunda-feira, 31 de março, das 9 às 13h, no auditório do SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, estiveram presentes vários representantes do Sebrae Ribeirão Preto que recepcionaram os novos Secretários Municipais de Turismo, Prefeitos e membros dos Conselhos Municipal de Turismo (COMTUR), para apresentar a atuação do Sebrae SP como apoio na capacitação para o desenvolvimento do turismo regional.

Paulo Arruda, diretor regional do Sebrae Ribeirão, deu as boas-vindas e enfatizou a importância da união do trade turístico para obtenção de resultados sustentáveis, enfatizando que, “o turismo de experiência é uma ótima opção aos municípios. Também mencionou a importância do fortalecimento do Comtur nos municípios, para a criação de projetos regionais, informando que todos podem contar com a parceria do Sebrae para buscar a capacitação continua e Atrair investimento através de parcerias público-privadas".

Na sequência, Fabiana David, gestora dos projetos de turismo do escritório regional de Ribeirão Preto apresentou que cada município pode se tornar uma cidade inteligência, para isso é necessário que o município se comprometa com os seguintes temas:

1. Ter uma Gestão de políticas pública;
2. Lideranças locais e governanças;
3. Simplificação;
4. Sala do empreendedor;
5. Compras públicas e acesso ao crédito;
6. Empreendedorismo na escola;
7. Inclusão sócio produtiva;
8. Identidade, vocações e mercado;
9. Inovação e economia criativa; e,
10. Resiliência climática e sustentabilidade.

Mas, o principal recado a todos os gestores publicos e empresários foi que, "ninguém faz nada sozinho, principalmente no turismo". E justificou, "Juntos, podemos transformar nossa região em um dos principais destinos turísticos do interior paulista, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população, mas precisamos de união e comprometimento de todos, tais como: capacitação dos coselhreiros e gestores em políticas públicas e elaboração de projetos e captação de recursos, qualificação dos empresários para terem projetos estruturados, principamente com programas tais como: SP EcoAventura, e, estruturação de projetos turísticos, com a criação de roteiros integrados, produtos turísticos e experiências memoráveis, para que todos os municípios tenham acesso a editais e linhas de financiamento para pequenos negócios do setor”, enfatizou Fabiana.

Entre os palestrantes, a presidente do COMTUR de Socorro, Jaqueline Mariana Paula Franco, apresentou a Rede de Hotéis que representa e as várias opções de lazer e experiência que os turistas encontram no local, mas que os municípios podem levar para suas regiões. “É importante a união dos empresários com o poder público local, pois a Prefeitura deve dar estrutura, mas são os empresários que devem tornar seus estabelecimentos num local atrativo ao turista. E os empresários, devem cooperar primeiro e competir depois”.

E nesse ponto a Rota do Turismo concorda, pois tem falado desde 2020, sobre a importância da união de todos os elos da cadeia produtiva do turismo brasileiro, colocando todos numa mesma sintonia e mostrando a potência do turismo regional, quando o turista conhece o local. “Não podemos trabalhar um único município, mas, a união da região turística e dar oportunidade ao turista em conhecer toda potência do setor. Como por exemplo, a região turística Raízes do Campo, que de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro une 9 municípios, que são: Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Mococa, Monte Alto, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança e Sertãozinho, que tem vários atrativos de turismos, tais como: negócios, industrial, religioso, lazer, cultura e gastronomia”, comemora Adriana Fagundes, CEO da Rota do Turismo e, que assumiu recentemente a Presidente do COMTUR Sertãozinho.

Adilson Santos, secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Adriana Fagundes - COMTUR Sertãozinho e Kátia - Comtur Cravinhos

Estiveram representando o Turismo de Sertãozinho, o secretário de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos e a Diretora de Turismo, Elziane Sandrim, que foi uma das convidadas a levar esclarecimentos as dúvidas dos presentes, referente aos municípios que pertecem a Raízes do Campo e Alta Mogiana.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.