Comtur empossa nova presidente
“Com muito carinho e alegria compartilho com todos que no último dia 26/03, houve eleição do COMTUR - CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO de Sertãozinho e fui empossada como presidente”, comemora Adriana Fagundes.

Em 26 de março de 2025, representantes e conselheiros do Comtur - Conselho Municipal de Turismo de Sertãozinho fizeram a eleição e posse da nova presidente, em respeito a lei municipal, que não permite o cargo a funcionários públicos.
Estiveram presentes: Elziane Sandrim - que iniciou a reunião como presidente Comtur, José Adilson Santos - Secretário de Cultura e Turismo, Giovanna B. Pagnano - representante do Artesanato, Murilo Bertini – escriturário da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Antônio Rodrigues Sobrinho - representando a Secretaria de Esportes e Lazer, Hurzanna Mello - Gestora Parque Ecológico de Sertãozinho, Antonio Martins Primo, representando as áreas de lazer, Adriana Fagundes - Rota do Turismo e representante de Comunicação do Comtur; Paulo Roberto Gallo - Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Maria Angelica F. santos e Silva - Hotel Recreio dos Bandeirantes, Marcos / GCM, Eva Guidi - Vista Alegre Fazenda Hotel, Vera Ferrante/Academia Sertanezina de Letras, Aldemir Batista Rocha (Mutuca), representando os ciclistas, Vladecir Antônio Carleto, representando os postos de combustíveis e Marcos Rogério Pecasio - representando a Guarda Civil Metropolitana.
O Comtur, constitui em órgão local na conjugação de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil, de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das atividades turísticas desenvolvidas no município, com natureza permanente, e para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade de Sertãozinho.
O Comtur deve ser representado por 1/3 do poder público e 2/3 do poder privado.
Compete ao Presidente do COMTUR, representá-lo, dar posse aos seus membros; Definir pautas, Indicar o Secretário Executivo e, quando necessário, o Secretário Adjunto; Cumprir as determinações soberanas do plenário e prestar contas da sua Agenda na reunião seguinte; Cumprir e fazer cumprir a lei que estabelece o Comtur de Sertãozinho e seu Regimento interno, bem como proferir o voto de desempate.
Na lei do Comtur de Sertãozinho as eleições da entidade são realizadas em anos pares, mas, devido a então presidente Elziane Sandrim ter assumido um cargo público, fez-se necessário sua substituição.
“Ao abrir o processo eleitoral coloquei meu nome à disposição o que foi aprovado, por unanimidade. Agradeço o carinho e apoio de todos os conselheiros, tanto do poder público como privado. E como tenho feito durante os últimos anos como conselheira do Comtur, nossa missão continua em trabalhar por um turismo cada vez mais atuante em nosso município, criando geração de emprego e renda através de um turismo sustentável e regenerativo”.
E após a leitura da lei municipal do Comtur, a votação foi iniciada. E como apenas Adriana Fagundes se colocou a disposição para assumir a presidência do Comtur, todos os conselheiros aprovaram, com a garantia de união, a favor do turismo.
*Sertãozinho/SP*
E ao falar em turismo regional, Sertãozinho tem como vocação turística vários nichos, entre eles: turismo de negócios, turismo industrial, turismo cultural, turismo de lazer e, principalmente, turismo religioso.
E para 2025, os trabalhos continuam para tornar Sertaozinho numa cidade com acessibilidade, pet friendly e numa cidade receptiva a todos os gêneros e religião.
E o turismo local já começa a trazer resultados.
De acordo com Mutuca, “quando vemos o resultado que o turista traz para a cidade, isso incentiva nosso trabalho voluntário no Comtur” e explica, “no inicio achava que como coordenador de projetos não tinha o que contribuir com o Comtur. Mas, ao desenvolver meus projetos esportivos voltados ao ciclismo e a organização de eventos, percebi a alta demanda do turismo em nossa cidade, que fomenta demais o turismo. Analisei e vi, através dos resultados, que tenho muito a acrescentar para o crescimento do turismo regional através do ciclismo que começou aqui, em Sertãozinho. E através do Comtur, conquistamos uma das melhores pistas de mountain bike da região o que aumentou a busca pela rotas de bike em 80% em nossa cidade, interligando os ciclistas de toda região ao Parque do Cristo Salvador”, comemora.
E Elziane Sandrim, aproveita para agradecer a todos os conselheiros pela presença e enfatiza que, “durante quase 20 anos como conselheira e, nos últimos quatro anos como presidente do COMTUR, dediquei-me com muito compromisso ao fortalecimento do turismo em nosso município. Foi uma trajetória de aprendizados, desafios e conquistas, sempre buscando o melhor para o desenvolvimento do setor. Agora, com a jornalista Adriana Fagundes assumindo a presidência, tenho plena certeza de que o COMTUR seguirá em boas mãos, com inovação e dedicação. Desejo muito sucesso a ela e reafirmo meu compromisso em continuar contribuindo enquanto representante do poder público para o turismo local."
Vera Ferrante também comemorou o resultado. “O COMTUR em Sertãozinho é um Conselho que visa resgatar valores históricos da cidade para divulgar às pessoas seus atrativos municipais. Fazer parte deste contexto é muito importante e, posso auxiliar sob a ótica de cidadã. moradora e também como apreciadora dos locais históricos. E o COMTUR de Sertãozinho teve como presidente por muitos anos a Elziane, a quem agradeço muito pela acolhida como membro do Conselho e, aproveito para cumprimentar Adriana Fagundes que, por aclamação e unanimidade, foi eleita Presidente do COMTUR. Tenho certeza que, pela sua capacidade e qualificação, fará um bom trabalho, com o apoio de todos. Parabéns Elziane e parabéns Adriana Fagundes”, finalizou.
A reunião do Comtur acontece na última quarta-feira do mês e todos os envolvidos com o turismo são convidados a participar e trazer ideias e soluções.
Qual é a sua reação?






