Turismo religioso nos cemitérios

Hoje é dia de prestar homenagens aos nossos entes queridos, mas, os cemitérios também guardam muitas histórias e santidades. Hoje a Rota do Turismo vai te apresentar alguns santos.

Nov 2, 2023 - 12:04
 0  68
Turismo religioso nos cemitérios
Menina Izildinha em Monte Alto

Muita gente acha que só os góticos ou pessoas que tem gosto pelo sobrenatural visitam cemitérios, fora dos dias reservados a um sepultamento ou dia de finados.

Mas, hoje vamos apresentar outros momentos que servem como roteiro para um #turismo religioso.

Sim, no Brasil temos nos #cemitérios várias personalidades e santos brasileiros.

Entre os famosos, destacamos #Ayrton Senna, #Cândido Portinari, #Carmen Miranda, #Vinícius de Moraes, #Chacrinha, #Clara Nunes, entre outros.

Já denominados os Santos brasileiros, vamos destacar

Antônio Marcelino, conhecido como o Menino da Tábua, uma personalidade religiosa de devoção popular brasileira, cultuada, informalmente, pela realização de supostos milagres.

Tenho certeza que você já ouviu a história desse menino cantada pela dupla Pardinho e Pardal

Em 2023, aproximadamente 40 mil romeiros visitaram Maringá/PR e a Capela de Antônio Marcelino - 'Menino da Tábua', que nasceu com problema físico e morreu aos 45 anos, vivendo todos os anos de sua vida em cima de uma tábua

Segundo relatos de pessoas que conheceram Marcelino, ele consumia apenas leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem sua tábua, e nunca saía de casa, jamais vendo a luz do sol.

Quando faleceu foi enterrado junto com sua tábua.

E, novamente Pardinho e Pardal fez outra música relatando alguns dos  seus milagres.

E já que hoje é dia de saudades, vamos relembrar as palavras do meu pai, que dizia, aumenta o som para a musica caipira ou música raiz. Você decide! 

Outro santo é Cícero Romão Batista, conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do povo no Ceará e em todo Nordeste.

Padre Cícero está sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte.

Já Maria Izilda de Castro Ribeiro, mais conhecida como, Menina Izildinha - o Anjo do Senhor, nasceu em 17 de junho de 1897 em Póvoa de Lanhoso, na província do Minho, norte de Portugal, mas hoje vive no interior paulista, em Monte Alto, na macrorregião de Ribeirão Preto.

A menina Izildinha viveu uma vida simples e cheia de amor e só passou a ser conhecida quando foi exumada 39 anos após sua morte, causando surpresa para todos, pois seu corpo estava intacto, perfeito, incorrupto, bem como seu vestido e as flores que a circundavam no caixão.

E isso aconteceu devido seu irmão Altino, um empresário de Monte Alto, ter pedido a sua família portuguesa para transferir a menina Izildinha para o Brasil. A família compreendeu o pediu e procedeu a transferência.

Isso ocorreu em 8 de março de 1958 e o corpo da Menina Izildinha foi trasladado para o mausoléu da família,  sendo recepcionada por uma multidão, festa e devoção, até os dias atuais.

Outro santo venerado pelo povo católico brasileiro é Padre Donizete, ou Donizetti Tavares de Lima, que teve sua vida marcada por acontecimentos extraordinários, na década de 1950, por graças, conversões e milagres de curas, atribuídos a ele, mas, que ele sempre atribuía a Nossa Senhora Aparecida, de quem era muito devoto.

Em 6 de abril de 2009, o Papa Francisco reconheceu um milagre ocorrido por intercessão do padre Donizetti, e, com essa decisão, o sacerdote pôde ser beatificado. A cerimônia de beatificação ocorreu em Tambaú, no dia 23/11/2029 e foi presidida pelo cardeal Angeli Becciu, representando o Papa.

Padre Donizetti, foi Sepultado no Cemitério de Tambaú em 1961.

Um dos fatos mais conhecidos, foi sua última bênção,  dada no dia 30 de maio de 1955 e, ainda hoje, a data é celebrada na cidade de Tambaú/SP, onde residia.

Em sua homilia, suas palavras foram: “Hoje é o ultimo dia. O ultimo dia para todos, indistintamente, desde o rico ao pobre; o ultimo dia para os humildes e para os poderosos. Nem o homem mais poderoso do mundo quebrará esta minha decisão. Entretanto, recolhendo-me à solidão da cela, não deixarei de dar a benção todos os dias, às 9 e às 20 horas a quem quer que dela necessite, em qualquer parte do mundo. Bastará que nessas horas, a pessoa que deseje a bênção pense em mim. Será esta a continuação - embora sem testemunhas - da obra que venho realizando. De amanhã em diante não receberei mais ninguém, quer seja para bênçãos especiais, quer para bençãos coletivas” Padre Donizetti.

Para atender aos pedido do povo de beatificação a Padre Donizetti, o Vaticano ordenou em 8 de maio de 2009 a exumação dos restos mortais do Padre Donizetti, significando o fim de 17 anos de pesquisa da primeira etapa do processo de beatificação e o encerramento da fase diocesana.

Em 16 de maio de 2019 foi realizado um cortejo que percorreu as ruas de Tambaú até a Praça Padre Donizetti. Dom David Dias Pimentel,

então bispo da diocese de São João da Boa Vista, celebrou uma missa na esplanada do Santuário Nossa Senhora Aparecida para milhares de fiéis de tida região e contou com a presença de um grande número de sacerdotes, diáconos, religiosos e diversas autoridades civis brasileiras.

Os restos mortais do Padre Donizetti, que estavam numa urna de acrílico, ficaram expostos e uma fila quilométrica de pessoas se formou para veneração.

Na sequência, os restos mortais do Padre Donizetti foram sepultados no mausoléu erguido no Santuário Nossa Senhora Aparecida onde permaneceram até sua beatificação, quando foram transferidos para uma capela em sua honra.

E, desde o ano de 1976, a cidade de Tambaú, faz uma marcha saindo do Santuário do Pe. Donizetti e indo até o cemitério, conhecido como Marcha da Fé.

E se você quiser participar dessa caminhada é realizada,  marque na sua agenda, ela acontece no domingo mais próximo à data de falecimento do Padre, que ocorreu em 16 de junho de 1961,  às 11h15 aos 79 anos, e participe.

Você vai conferir uma missa realizada com canções católicas, enquanto os fiéis acompanham o andor com as imagens do Padre Donizetti e de Nossa Senhora Aparecida. O evento é iniciado com a celebração da missa às 04h da manhã e é reproduzido anualmente o áudio com a última bênção do Padre Donizetti ao povo seguido com a tradicional chuva de rosas, da mesma forma que ocorreu na sua despedida junto ao povo.

Como no Brasil temos uma lista de

37 santos e 54 beatos, vamos destacar alguns deles mencionados pelo #Wikipedia

São eles:

Já beatificados pela igreja. Atualmente em número de cinquenta e quatro, destacamos;

Agora, se além do turismo regional brasileiro você quiser visitar cemitérios famosos no mundo, a pesquisadora Yolanda Zappaterra, expert em design e jornalista de viagens, elencou no seu livro "Cities of the Dead: The World's Most Beautiful Cemeteries" ('Cidades dos Mortos: Os Cemitérios Mais Bonitos do Mundo) alguns cemitérios que considera experiências únicas “ao visitar túmulos no mundo todo”.

Na sua opinião, entre os mais ricos visualmente — e historicamente — está um popular local de descanso de célebres figuras brasileiras que é o Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, onde estão enterrados Cazuza, Tom Jobim, Santos Dumont, Machado de Assis, José de Alencar, Cândido Portinari, Carmen Miranda, Vinícius de Moraes, Chacrinha, Clara Nunes, entre outros, nas as sepulturas mais procuradas são do escritor José de Alencar, o pintor Cândido Portinari e a cantora Carmem Miranda. Além de Santos Dumont, Vinícius de Moraes, Chacrinha, Clara Nunes, Cazuza, nove ex-presidentes da República entre outros.

Já o Cemitério da Consolação – São Paulo, abriga sepulturas de personalidades, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Ramos de Azevedo, Marquesa de Santos e o imponente mausoléu da Família Matarazzo.

Cemitérios pelo mundo

Agora, se você quiser descobrir alguns cemitérios famosos pelo mundo, seguem algumas dicas.

Arlington National Cemetery - Washington DC, EUA

O mais tradicional cemitério militar dos Estados Unidos, em Arlington, Virginia, atrai quatro milhões de visitantes todo ano.

Père Lachaise - Paris, França ilustre em seus 44 hectares de bela área verde:  Jim Morrison, Édith Piaf, Allan Kardec, Balzac, Proust, Chopin, Modigliani, Maria Callas, Molière,

Okunoin - Koyasan, Japão é considerado o maior cemitério do Japão – com mais de duzentas mil sepulturas – é um verdadeiro templo de meditação.

Neptune Memorial Reef - Miami, EUA foi projetado para ser o maior arrecife criado pelo homem,  com  cerca de 2.000 m², a mais de 12 metros de profundidade e serve, oficialmente, como mausoléu subaquático para restos mortais cremados de moradores da Flórida. De uns anos para cá passou a atrair mergulhadores, turistas e curiosos que exploram a vasta e fascinante vida marinha, presente no ambiente.

E na Catacombe dei Cappuccini - Palermo, Sicília,  os restos mortais são expostos pelas paredes e alguns pendurados em ganchos.

E para encerrar essa matéria, segue um pedacinho da missa que ocorreu hoje de manhã, no cemitério Papa Paulo VI, em Sertãozinho/Sp, onde haverá outras missas durante todo dia.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.