Vai viajar? Atualize sua situação vacinal e evite imprevistos

Serviço gratuito da Secretaria de Saúde de SP vacina e orienta viajantes sobre principais doenças que podem ser evitadas com imunização

Jul 8, 2024 - 05:04
 0  28
Vai viajar? Atualize sua situação vacinal e evite imprevistos
Foto de Adrian Agawin on Pexels

Ficar doente durante as férias deveria ser terminantemente proibido. Afinal, férias é aquele momento especial para ampliar o “catálogo de memórias” e voltar para casa de bateria recarregada. Portanto, um dos piores momentos para ser surpreendido por uma doença, especialmente aquelas que podem ser evitadas por vacina.  

 

Para orientar o paciente-turista, o Ambulatório dos Viajantes, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), tem promovido orientações com médicos e esclarecido dúvidas dos pacientes sobre as principais doenças nos locais visitados. 

 

O viajante pode agendar o atendimento em quatro unidades do estado: Hospital das Clínicas, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

 

No serviço, são prestadas orientações como evitar doenças transmitidas por água e alimentos, picadas de mosquito, acidentes com animais peçonhentos ou possíveis transmissores da raiva, violência urbana e até cuidados durante o voo para a prevenção de trombose venosa.

 

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, destaca alguns cuidados ao viajar. “É importante se atentar a qualquer sintoma diferente que possa aparecer durante a viagem ou ao retornar para o Brasil. Sinais como febre, diarreia, dificuldades respiratórias e manchas pelo corpo devem ser investigadas com um médico, informando os locais por onde viajou”.

 

Segundo a especialista, manter-se em alerta é fundamental até mesmo para o monitoramento da ocorrência de doenças de outros países que podem gerar outros casos na população. “Para evitar esse cenário, é recomendável verificar a situação vacinal com antecedência à viagem e se organizar para a imunização, caso seja necessário. Vale lembrar que as vacinas também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.