CIET LANÇA A QUINTA EDIÇÃO DA PESQUISA DE PERCEPÇÃO DO TURISMO JUNTO À POPULAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Pesquisa Anual de Percepção do Turismo chega à sua 5ª edição, coordenada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP).
Você acredita que o turismo regional gera emprego e renda para a população ou não?
É hora de dar sua opinião aos representantes do setor. Para isso, basta Clicar aqui e responder a pesquisa até dia 09 de fevereiro de 2025.
Corre, sua opinião é muito importante!
Mas, se você quiser ver alguns dados do setor de turismo no Estado de São Paulo, a Rota do Turismo apresenta os INDICADORES DO TURISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Fique ligado.
De acordo com a JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo, o ano de 2024 segue demonstrando recorde no volume de abertura de novas empresas no setor de turismo desde o início da série histórica monitorada pelo CIET a partir de 2019. O crescimento no número de empresas do setor de turismo de janeiro a setembro de 2024 foi de +2,67%, e o destaque segue com o setor de locação de veículos, que teve crescimento de +11,39% este ano.
Já o Novo CAGED/MTE, informa que o mês de outubro fechou com saldo positivo de 4.620 empregos formais diretos em atividades características do turismo (ACTs). No acumulado de janeiro a outubro de 2024 foram criados 44.208 novos postos de trabalho formais diretos no turismo do estado, o que representa um crescimento de +12,34% em 10 meses.
Referente aos voos aéreos nos Aeroportos de Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos, a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC informou que o movimento de passageiros nos sete aeroportos monitorados em outubro de 2024 apresentou aumento de +11,45% em relação ao mesmo período em 2023, com mais de 171 mil passageiros embarcados e desembarcados.
Referente a CHEGADA DE PASSAGEIROS INTERNACIONAIS, d dados da Polícia Federal / Ministério do Turismo/ Embratur, relatam que em outubro de 2024 foram registradas as chegadas de mais de 200 mil passageiros internacionais nos aeroportos do estado. Este número é 10,86% maior que o registrado em outubro de 2023 e o estado recebeu, de janeiro a outubro de 2024, um total de 1,8 milhão de passageiros internacionais.
Quando falamos de fluxo de veículos nas rodovias paulista a Artesp informa que, no acumulado de janeiro a outubro, foram registrados 428,5 milhões de veículos em circulação aos finais de semana, o que representa 95,9% do registrado aos finais de semana de janeiro a outubro de 2023. Mas, ao analisar o mes de outubro de 2024 houve o volume total de 66 milhões de veículos circulando nos acessos às cidades monitoradas. Desse total, 38 milhões foram só aos finais de semana, ou seja, de sexta a domingo.
E nove das 17 unidades da federação onde o indicador é investigado avançaram nos serviços voltados ao turismo neste período, com destaque para Rio de Janeiro (9,5%), seguido por Minas Gerais (6,0%), São Paulo (1,4%), Paraná (5,7%) e Ceará (10,1%). Já os principais impactos negativos do mês vieram do Rio Grande do Sul (-15,8%) e Mato Grosso (-20,0%).
Para acompanhar os indicadores completos de turismo no estado de São Paulo, clique aqui.
Fonte: Setur
Qual é a sua reação?