Embratur integra delegação do presidente Lula em visita oficial à Colômbia; Bogotá terá voo direto para Brasília
Agência participou do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil e assinou acordo de cooperação técnica com a ProColombia
A Embratur integrou a delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e marcou presença na edição de 2024 do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, nesta quarta-feira (17), em Bogotá. Mais de 500 autoridades e empresários dos dois países se reuniram no evento a fim de identificar oportunidades de negócios, associações e investimentos para seguir estreitando as boas relações que existem entre Brasil e Colômbia – os países vão ganhar um novo voo direto entre as suas capitais, a partir de outubro.
Em seu discurso, no encerramento do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, o presidente Lula destacou que sua viagem ao país vizinho representa a renovação de uma parceria fundamental para o futuro da América do Sul.
“Assinamos acordos que vão dinamizar a cooperação bilateral nas áreas de turismo, promoção comercial, saúde, desenvolvimento agrário, comunicações e conectividade. Temos longas distâncias a vencer. O voo direto entre nossas capitais ampliará as opções de conexão e contribuirá para destravar o turismo, os negócios e o intercâmbio acadêmico e estudantil”, ressaltou o presidente Lula.
A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, integrou a comitiva e explicou que a missão da Embratur nessa viagem foi colocar o tema do turismo internacional como uma das opções do comércio de serviços entre os dois países.
“Nós participamos do fórum, organizado pela ApexBrasil, discutindo tendências sobre serviços e tecnologia no turismo internacional. Também assinamos um acordo de cooperação técnica com a ProColombia trazendo para o centro dessa parceria a sustentabilidade e ações climáticas”, explicou Jaqueline Gil.
A ProColombia é a entidade responsável pela promoção das exportações não tradicionais, do turismo internacional, do investimento direto estrangeiro e da marca país da Colômbia. O acordo assinado com a Embratur estreita laços para um trabalho em conjunto com o objetivo de promover o turismo como um instrumento para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos dois países e de suas comunidades.
A agenda da diretora da Embratur contou ainda com reuniões com autoridades, operadoras e representantes do trade turístico na Colômbia.
Nova conexão e sustentabilidade
A Gol anunciou nesta quarta (17) uma nova rota de voo direto entre Brasília e a capital colombiana, Bogotá. A nova rota está prevista para iniciar a operação em 27 de outubro.
Segundo Jaqueline Gil, essa nova rota anunciada está entre as estratégias de criar no Brasil um hub no entorno de Brasília para que o deslocamento do colombiano dentro do Brasil seja com menos emissão de carbono.
“Se caso ele queira, por exemplo, ir para o Norte ou Nordeste, ele não precisa descer até São Paulo. Brasília já economiza muitas toneladas de carbono fazendo essas conexões a partir do aeroporto ali, central”, acrescenta a diretora.
América do Sul
A Colômbia é um país estratégico para o turismo brasileiro. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o país ocupa a sétima posição no ranking de países da América do Sul que mais enviam viajantes para o Brasil. Só nos primeiros três meses de 2024, 29.618 colombianos desembarcaram em vários destinos brasileiros – 7.582 pessoas em janeiro, 8.290 em fevereiro e 13.746 em março. A quantidade de turistas é 20,2% maior que a do mesmo período de 2023 (23.614 viajantes).
Em março deste ano, Embratur e Sebrae promoveram um Roadshow Visit Brasil na América do Sul. Mais de 90 participantes, entre agentes e operadores de turismo, participaram do evento em Bogotá. Além do destino sol e praia, a Agência levou a variedade e diversidade da cultura e gastronomia brasileiras na promoção do Brasil na capital colombiana.
Qual é a sua reação?