Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus teve público jovem e discussões sobre preservação do patrimônio cultural e ambiental

Edição 2024 do EPQIM aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro no Museu Índia Vanuíre

Out 26, 2024 - 09:53
 0  16
Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus teve público jovem e discussões sobre preservação do patrimônio cultural e ambiental
Foto: Bruno Marqueti

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promoveu nos dias 22 e 23 de outubro a 10ª edição do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus (EPQIM), que todos os anos traz debates sobre a preservação e difusão de patrimônio cultural indígena com a participação de lideranças e profissionais de etnologia, antropologia e museologia.

 

O evento reuniu um público diversificado, com muitos jovens, que participaram ativamente das discussões sobre saberes tradicionais e sua importância na defesa do meio ambiente. A abertura do evento foi marcada por um ritual de rezo, seguido pela participação dos integrantes do Conselho Jovem Indígena do Museu, que compartilharam suas perspectivas com o público.

 

Depois, várias mesas discutiram desde as práticas sustentáveis no artesanato indígena, com ênfase nas biojoias produzidas pelos povos tradicionais, até a promoção dos conhecimentos voltados à preservação ambiental e à salvaguarda do patrimônio cultural dos territórios indígenas, inclusive com participação de integrantes do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama.

 

No segundo dia, mesas compostas por educadores indígenas levantaram discussões pedagógicas e culturais sobre a educação nas aldeias e as práticas de sustentabilidade. Lideranças de aldeias do Oeste Paulista discutiram o direito ao território e os desafios enfrentados pelos povos originários na demarcação de suas terras e a necessidade de conscientização sobre a preservação do patrimônio ambiental nas comunidades.

 

No encerramento, uma batalha de rimas envolveu o público jovem presente no evento. Vale destacar que, durante os dois dias do encontro, uma feira de artesanato indígena aconteceu na área externa do museu.

 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

 

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.

 

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

 

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

 

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Fabiano Cruz

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.