Fake news, você se torna responsável pela destruição de uma pessoa ou local

Para passar uma notícia adiante, faça a prova das 4 peneiras. Não conhece? Explicamos na matéria de hoje que evolve a responsabilidade do cudadregional Brasileiro.

Nov 27, 2023 - 07:19
Nov 27, 2023 - 09:32
 0  41
Fake news, você se torna responsável pela destruição de uma pessoa ou local
Você tem sido o Fantasma na vida de alguém?

Já dizia o pequeno príncipe, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Você está preparado para essa responsabilidade?

Hoje meu alerta é para as pessoas que vivem disparando notícias pela internet, sem confirmar o fato. Mas, pelo simples prazer de passar para frente.

Cuidado, por mais que você sinta vontade em jogar uma notícia ou desastre para frente, pense no seguinte: eu tenho certeza que é verdade? E o que isso vai influenciar na vida do próximo.

Se tiver, ok! Mas, se aparecer uma dúvida, por menor que seja, não faça!

Agora, se você faz parte daqueles que amam disparar todos os tipos de notícias, sem nenhuma analise, nas redes sociais, ainda mais se for catástrofes ou fofocas, saiba que você é responsável em acabar com a reputação de alguém ou até de uma cidade! E cuidado… pode ser que você não acabe apenas com a reputação de alguém, mas… está preparado para dormir com esse fato?

Se para você isso não tem problema, saiba que na vida tudo tem retorno. E você, está preparado para receber de volta?

Envolvida no turismo, sei da dificuldade dos pequenos empresários que lutam para construir sua história e de repente por um desrespeito ou irresponsabilidade de alguém, através da fake News, seu negócio é totalmente prejudicado e muitos empregos são perdidos.

E a pergunta é simples, e se fosse com você?

Sim, pois muitas vezes o que é uma simples brincadeira pode chegar a tirar a vida de uma pessoa ou acabar com o emprego e renda de uma cidade.

Isso está acontecendo em Gramado que tem enfrentado esse desafio através da fake News.

De acordo com Jucelha Carvalho, da Smart Tour, “após sofrer com chuvas intensas, notícias falsas sobre uma suposta destruição generalizada e o cancelamento do tradicional evento Natal Luz proliferaram nas redes sociais. Hoje, todas as atrações turísticas estão acontecendo e a circulação dessas notícias falsas causou uma onda de cancelamentos e preocupações infundadas entre os turistas”.

O setor que já foi tão prejudicado pela pandemia agora está a mercê das fake News. É isso mesmo?

É por isso que a Rota do Turismo chama a atenção dos gestores e empresários sobre a importância do nosso canal de comunicação em cada município turístico.

Combater a fake News é nossa missão e toda notícia é analisada e verificada por jornalistas.

A maioria das vezes alertamos para incidentes, que podem estar ocorrendo em locais isolados, na busca de soluções rápidas, pois sabemos a importância da cidade estar em ordem e preparada para o bem receber ao turista. E tudo isso é feito com muita responsabilidade e união de todo elo da cadeia produtiva do turismo. 

Unidos, somos mais fortes! E vamos fortalecer o turismo regional com a sua ajuda!

Chega de fake News, vamos alimentar o turismo com notícias do bem, com responsabilidade social!

O trabalho na comunicação precisa de profissionais qualificados, para  verificar, analisar e certificar a veracidade da informação e isso leva tempo, ética e responsabilidade.

Afinal, nem tudo que reluz é ouro! E nem toda brincadeira ou memes deve ser levado para frente. Quer saber se vale a pena repercutir, segue essas dicas das 4 peneiras, orientadas pelo Rotary Club.

  1. É a verdade? - tudo aquilo que chega aos meus ouvidos é a verdade ou não passa de fofoca. Se for verdade, segue para segunda peneira;
  2. É justo para todos os interessados? Nesse caso uso a empatia… é justo levar esse assunto adiante? fazer isso com o meu próximo. Se a resposta for sim, vamos para terceira prova ou terceira peneira;
  3. Criará boa vontade e melhores amizades? Como assim Adriana? Simples. Passei a informação que chegou na primeira e pela segunda prova… mas, se levar esse assunto adiante… vai enaltecer ou acabar com a vida ou reputação da pessoa ou da empresa? Lembre-se, a pior arma do mundo é o que sai da sua boca. Cuidado com a língua, ela pode ser uma serpente. E, finalmente, a quarta prova:
  4. Será benéfico para todos os interessados? Vou ajudar uma comunidade ou atrapalhar a vida de alguém!

Se em todas as respostas você chegou a conclusão que vai ajudar, siga em frente.

mas, se por algum item não tem certeza, vale a pena perder sua paz por uma fofoca ou fake News?

Pense nisso e junte-se a Rota do Turismo, que leva a comunicação com responsabilidade!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.