IMEX Frankfurt: Embratur participa de feira internacional de turismo de negócios com empresas e municípios

Atuação da Agência ao lado de coexpositores terminou com mais de 140 reuniões, atração de eventos para diversos destinos, e o país de volta ao Top 20 do ranking ICCA  

Mai 20, 2024 - 14:52
 0  61
IMEX Frankfurt: Embratur participa de feira internacional de turismo de negócios com empresas e municípios
Somente a Embratur realizou 73 reuniões durante feira de turismo na Alemanha (Foto: Divulgação/Embratur)

Em atuação conjunta com 18 coexpositores, a Embratur participou de pelo menos 143 reuniões de promoção internacional do Brasil durante a IMEX, maior feira de turismo de negócios do mundo, que aconteceu em Frankfurt, na Alemanha, entre as últimas terça (14) e quinta-feira (16). Somente a Agência fez 73 reuniões, que incluem a construção de networking, conversa com associações internacionais, captação de eventos e grupos de incentivo dos setores financeiro, de medicina, educação, emergência, dança, saúde & bem-estar e LGBTI+, por exemplo. 
 

A Embratur teve agenda lotada nos três dias de feira e, entre os destaques, a Agência participou da ICCA Plenary & Global Advocacy Alliance Forum, da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), que destacou o Brasil como primeiro lugar da América Latina, em 2023, na realização de eventos MICE (sigla para turismo de reuniões, incentivos e negócios internacionais). O turista que viaja para o Brasil para congressos, reuniões e incentivos tem o maior ticket médio do setor, e gasta, por dia, uma média três vezes maior que aquele que viaja a lazer.
 

O turismo de negócios é um dos pilares de atuação da Embratur, conforme destaca a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil. “Nosso objetivo junto a 18 empresas de destinos brasileiros na IMEX foi elevar cada vez mais a competitividade do Brasil como destino de negócios. A gente quer voltar ao top 10 mundial da ICCA como um destino receptivo de eventos internacionais e, mais que isso, captar cada vez mais turistas de negócios e incentivos para o nosso país”, destacou.
 

O gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, destacou a importância dos coexpositores. “A Embratur participou da IMEX Frankfurt com empresários e destinos brasileiros que puderam fazer negócios em uma das maiores feiras de turismo MICE do mundo. É um evento muito efetivo, que gera resultados imediatos para os próximos 12 a 24 meses. Além de eventos como congressos e convenções, os empresários brasileiros fecham grupos de incentivo resultando, para o país, turistas que gastam até três vezes mais que o turista de lazer”, reforçou.
 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial do Brasil para sediar eventos MICE. “O Brasil tem seis biomas e pode ser o grande destino no mundo para quem preserva a Amazônia, o Pantanal, para quem está ligado à responsabilidade climática e a um modelo de turismo sustentável, com geração de empregos e renda para nossa população. E o turismo de negócios no Brasil está conectado com essas prioridades, como um grande motor de desenvolvimento. Para isso, a presença em iniciativas internacionais como a IMEX é fundamental”, explicou.
 

Coexpositores
Entre os coexpositores na feira estava o gerente de vendas do hotel Fairmont do Rio de Janeiro Copacabana, David Constâncio. Em um balanço dos trabalhos, ele lembrou que o evento em Frankfurt permitiu reuniões de negócios e networking com representantes de empresas de todos os continentes. “Nós geramos, nesses dias de feira, uma capacidade de eventos de, aproximadamente, 2 mil pessoas visitando o Rio de Janeiro, hospedando no Fermont, com ticket médio alto, pois somos hotel cinco estrelas”, destacou.
 

“Essa é uma oportunidade de divulgar e falar da cidade e não só hospedagem, porque eles vão para o Rio para fazer todos os passeios, usar todos os equipamentos turísticos que a cidade proporciona, e nós estaremos aqui da próxima vez, com certeza”, acrescentou.
 

A coordenadora de eventos e congressos do Visit Rio, Tatiana Kingston, por sua vez, destacou um total de 40 reuniões com potenciais clientes, sendo cerca de 40% com grupos de incentivo. Segundo ela, a perspectiva é de trazer eventos para a Cidade Maravilhosa até o ano de 2031.
 

A Secretaria Municipal de Turismo e o Convention Bureau de Foz do Iguaçu (PR) fizeram outras cerca de 30 reuniões e negociações com pelo menos seis grupos de MICE para os próximos 12 meses, para o município paranaense. E Salvador (BA) também marcou presença, destacando as qualidades da capital dos baianos para sediar grandes eventos. Dentre eles, sol e praia, cultura, gastronomia e infraestrutura para eventos de negócios.

 Fonte e foto: Assessoria de Imprensa Embratur

 


‍ ‏   

‍ ‏   


Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.