MTur lança Cartilha Parlamentar 2024/2025 com orientações para aporte de emendas ao orçamento da Pasta para o desenvolvimento do turismo no País

Direcionada aos deputados e senadores, a publicação é um instrumento para subsidiar a execução de programas, projetos e ações para o desenvolvimento do setor

Dez 8, 2024 - 08:14
 0  21
MTur lança Cartilha Parlamentar 2024/2025 com orientações para aporte de emendas ao orçamento da Pasta para o desenvolvimento do turismo no País
Crédito: MTur

Com o objetivo de subsidiar deputados e senadores na contribuição para o desenvolvimento do turismo brasileiro, o Ministério do Turismo lançou a Cartilha Parlamentar 2024/2025. O documento é um importante instrumento de gestão pública que reúne orientações para incentivar o desenvolvimento coletivo de projetos, visando impulsionar a atividade turística em todo o país.

Acesse a cartilha aqui.

Direcionada aos membros da Câmara e do Senado, a publicação apresenta um guia básico para o aporte de emendas parlamentares destinadas à execução de obras de infraestrutura turística, apoio à realização de eventos e implementação de ações de qualificação e formação profissional para o setor. Além disso, os parlamentares podem consultar informações sobre o envio de recursos para ações de ordenamento e desenvolvimento do turismo sustentável, implementação de campanhas e planos de marketing, atração de investimentos, entre outras iniciativas.

O documento também explica que 90% dos recursos da programação orçamentária do MTur devem contemplar, obrigatoriamente, municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, conforme definido pela Portaria MTur nº 40, de 23 de novembro de 2023. O Mapa prioriza cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orienta os parlamentares a direcionarem seus esforços nessas localidades, convergindo ações para alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo 2024-2027.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da Cartilha para fortalecer a parceria entre o Executivo e o Legislativo na implementação de políticas públicas. “Com esta publicação, será possível assegurar que as emendas parlamentares contribuam para o desenvolvimento social e econômico de seus estados, por meio da geração de emprego e renda para a população.”

Ao incentivar a destinação de mais recursos para o turismo, a Pasta busca incrementar ainda mais a atividade, que em 2024 alcançou números expressivos na geração de empregos, atração de investimentos estrangeiros e visibilidade internacional.

NOVIDADE - Na nova versão da Cartilha, as emendas destinadas ao Novo Fungetur podem ser executadas por meio da modalidade “fundo a fundo”. A transferência “fundo a fundo” ocorre por descentralizações não reembolsáveis diretamente para os fundos de municípios, estados e o Distrito Federal. Essa modalidade de repasse foi autorizada pela recente Lei nº 4.978, de 18 de setembro de 2024, que atualizou a Lei Geral do Turismo, e pode ser utilizada para a execução de ações relacionadas a planos e projetos para o desenvolvimento do setor.

Para o exercício de 2025, o Ministério do Turismo publicará uma portaria com os procedimentos necessários para a execução de emendas via “fundo a fundo”.

Fonte: Fábio Marques - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.