Vera Ferrante recebe moção de aplausos e congratulações na Câmara Municipal de Sertãozinho
A escritora e voluntária do Grupo Mulheres do Brasil Sertãozinho, Vera Ferrante, recebeu homenagem da vereadora Edna Costa.
A noite de 18 de junho foi muito especial para Vera Ferrante, na Câmara Municipal de Sertãozinho.
Escritora e autora do livro 70 anos mal dormidos e bem vividos - de boia fria a diretora e produtora de tv, Vera Ferrante conta sua trajetória de vida e todos os desafios enfrentados.
E olha que não foram poucos, mas o sorriso e a generosidade faz parte do seu caráter.
Vera Ferrante, é voluntária do Comtur, representando a Academia Sertanezina de Letras e voluntária do Grupo Mulheres do Brasil.
E no próximo dia 12 de julho, Verá Ferrante comemora seus 70 anos, deixando como legado o lançamento do seu livro.
“É com muito orgulho que estive presente na homenagem a Vera e deixo meu abraço a essa amiga que a vida me presenteou. Por muitos anos trabalhamos juntas na comunicação e agora tenho a honra de estar com ela nos trabalhos voluntários. Parabéns Vera, você merece essa e muitas outras homenagens. Deus te abençoe sempre e cada vez mais”, comemora Adriana Fagundes.
A emoção de Vera foi visível e todos os presentes na Câmara a aplaudiram, por seu lindo trabalho.
“Ricos momentos por mim vivido ontem à noite, 18/06/2024, na Câmara Municipal por ocasião da entrega do Certificado de Aplausos e Congratulações conferido, a mim, sob a propositura da vereadora Edna Costa com aprovação dos vereadores presentes. O livro está em fase de acabamento na gráfica e também será disponibilizado na internet. Foi muita emoção por mais essa conquista”.
Sucesso garota!
Quem é Vera Ferrante
Vera Ferrante - cadeira 3 na Academia Sertanezina de Letras
- Filha de José Ramos e Anna Ferrante Ramos, Vera nasceu em 1954, na cidade de Sertãozinho
- Estudou na ESCOLA Jardim da Infância: 1960 Anacleto Cruz com a Terezinha Favaretto, fez o Primário no SESI no período de 1961 e 1964, Anacleto Cruz 1962 e 1963 e Segundo Grau na E.E. Winston Churchill em Sertãozinho terminando no D. Luiz do Amaral Mousinho, em Rib.Preto onde concluiu com o Colegial.
Na vida profissional Vera Ferrante começou na Lavoura e ficou até 1970 e tem o maior orgulho da sua história.
Seguiu carreira na Lav Car Stalo em Sertãozinho até 1972;
- Cooperativa Agrícola Cotia em Ribeirão Preto até 1975
- Santos e Costa Barros até 1985,
- Nossa Caixa Nosso Banco até setembro de 1997 e só saiu de lá aposentada.
- E após sua aposentadoria trabalhou no Jornal Agora Sertãozinho e Fundação Cultural e Educacional Eduardo Toniello (STZ TV Televisão.
ATIVIDADES PARALELAS
- Cursos: Rotinas Trabalhistas - proferido pelo Dr. Sergio Roxo da Fonseca. Chefia e Liderança - Secretaria de Relações no Trabalho. Rib. Preto.
- Como presidente da CIPA da Nossa Caixa Nosso Banco, foi viabilizado muitos cursos de orientação para funcionários e clientes de mais de 50 agências em Ribeirão Preto e Região no biênio 1995/1996 tais como: Segurança no Trabalho – Departamento de Segurança da Nossa Caixa. Segurança dos Clientes - Departamento de Segurança da Nossa Caixa. Prevenção e Combate a Incêndio na Nossa Caixa em São Paulo. Prevenção e Combate a Incêndio pelo Corpo de Bombeiros de Rib. Preto. Primeiros Socorros – Corpo de Bombeiros Rib. Preto, Prevenção de Assalto a Banco ministrado pelo Delegado de Polícia Dr. Jorge A. Cury Neto.
- Organizadora da SIPAT na Nossa Caixa Nosso Banco nos anos de 1995 e 1996.
- Integrante da Brigada de Incêndio da Nossa Caixa Rib. Preto com 40 horas de cursos práticos em SP promovidos pelo 9º Agrupamento de Incêndio de Ribeirão Preto e registrados na capital do estado.
- Orientação prática às crianças das Creches, Parques e algumas Escolas da rede municipal de Sertãozinho sobre “plantar árvores frutíferas” tendo como ponto de partida o aproveitamento das sementes.
- Membro fundadora do Grupo da Terceira Idade “Vida Nova” sob a coordenação de Fátima Sueli Valin Nicolino e Neide Anchesqui.
- Integrante da 1ª e 2ª diretoria do Grupo Municipal da 3ª. Idade VIDA NOVA.
- Integrante do Grupo Mulheres do Brasil Sertãozinho, que tem como líder Luiza Helena Trajano e no núcleo de Sertãozinho atua junto com Adriana Fagundes.
- Locutora e operadora de mesa de som da Alvorada FM, 102,7 com as seguintes funções: Apresentadora do Jornal- Alvorada FM. Apresentadora de Programa Musical com duas horas diariamente e participação dos ouvintes com sorteio de valiosos prêmios, reportagens policiais e sociais.
- Locutora e operadora da mesa de som na Rádio Conexão FM, em Sertãozinho, com Programa Sertanejo e participação dos ouvintes das 06 às 07 horas diariamente.
- Apresentadora do Programa NOSSA GENTE pela TVE de Sertãozinho no ano de 1999/2000 tendo como idealizador o Antônio Celso Ferraz e como diretor Waldir Guimarães, cinegrafista com mais de 20 anos de profissão em grandes redes de televisão no Brasil e com trabalho no exterior. Grandes amigos
- Reportagens jornalísticas de curiosidades nos anos 1999/2000 para a TVE de Sertãozinho sob a coordenação e administração do jornalista Luis Eduardo Leoni.
- Membro fundadora, em janeiro de 2001, da Associação de Amigos do Bairro Alvorada – ABA, tendo como companheiros Natanael, João Ferraz, Celso Ferraz e Izak.
- Integrante da equipe do Jornal AGORA desde sua fundação, em 2001, com a coluna Espaço Livre. Pertencente à família Tonielo, tendo como jornalista responsável Adriana Fagundes e o diretor comercial Luiz Eduardo Leoni, seguidos pelos jornalistas: Bia Santos, Luizinho Baleotti e Luciano Tortaro.
- Criadora da página Sertãozinho conta sua História, no Jornal Agora Sertãozinho, que conta com o registro de mais de 250 histórias de famílias da nossa cidade.
- Mais de 100 famílias receberam homenagens na Câmara Municipal por causa dos registros de suas sofridas histórias pesquisadas e contadas por Vera Ferrante no Jornal Agora Sertãozinho.
- Atuou nos seguintes jornais: Jornal Sertãozinho News, JORCAL Jornal Comunitário do Bairro Alvorada, Jornal Alvorada JA, Jornal ...e a família como vai? de Ribeirão Preto e Jornal Comunitário de Itabuna – Bahia sempre com o objetivo de solidariedade.
- Recebeu, no ano de 2003, Moção Honrosa da Câmara Municipal de Sertãozinho pelos trabalhos publicados no Jornal Agora Sertãozinho sobre a vinda dos imigrantes para Sertãozinho.
- Recebeu do ROTARY CLUB de Sertãozinho, em 2006 Certificado Honra ao Mérito pelos trabalhos publicados no jornal e no livro.
- Secretária da Diretoria da A.P.A.M.I. 2002 a 2007 tendo como presidente Sr Carmona.
- Membro Conselho Fiscal APAMI 2007 a 2009
- Membro fundadora do Cine Clube de Sertãozinho em junho de 2007.
- Membro fundadora da Academia Sertanezina de Letras em julho de 2007 que tem como idealizador José André Roberto Mazer, o Nanico, atual decano na Câmara Municipal de Sertãozinho SP.
- Detentora da cadeira no. 4 da Academia Sertanezina de Letras, tendo como patrona Olympia Faria de Aguiar.
- Entrevistada pela Letícia Bighetti Savegnago para seu programa Atualidade da Tv Record onde relata um pouco das histórias dos imigrantes publicadas no Jornal Agora Sertãozinho e também sobre os programas na TV: Portal da Glória e Histórias de Vida.
- Diretora de Imprensa da Societá Ítalo- Brasiliana di Sertãozinho 2007/2008/2009 que tinha como presidente o Marco Meloni e à frente dos eventos a incansável Lara Galtarossa.
- Participação, junto com a equipe da Societá Ítalo- Brasiliana di Sertãozinho do programa esportivo do Fernando Laurenti na TV de Sertãozinho para um bate papo quando o Palmeiras foi campeão da Copa Brasil em 2012.
- Entrevista para o jornal da STZTV de Sertãozinho sobre a exposição itinerante dos quadros feitos pelo artista Edvaldo Prates de Abreu sendo este evento idealizado e desenvolvido por Vera Ferrante.
- Nomeada pelo Prefeito Nerio Costa como integrante do COMID, Conselho Municipal do Idoso, para os anos de 2009/2012.
- Reconhecimento, pelo LIONS de Sertãozinho, do trabalho na STZ TV e Jornal Agora Sertãozinho e Região.
- Recebeu, da Câmara Municipal de Sertãozinho, Moção Honrosa, em março de 2015.
- Recebeu, na Câmara Municipal de Sertãozinho, juntamente com a ex prefeita Neli Tonielo, o certificado de cumprimentos pelos feitos em prol da cidade.
- Agraciada com o boton Cruz Verde Maior como reconhecimento do trabalho desenvolvido quando presidente da CIPA da Nossa Caixa.
- Espaço de uma página na Revista Agora Review – do Grupo Tonielo
- Produtora e Diretora do programa Portal da Glória exibido no ano de 2008 pela STZ TV apresentado por Howard França onde eram homenageadas pessoas com histórias interessantes ou com dedicação para o bem estar da cidade e sua gente.
- Criadora, Produtora e Diretora do programa Histórias de Vida, exibido pela STZ TV, Televisão do Grupo Tonielo, em Sertãozinho SP, e apresentado pelo amigo Cícero Mendonça em que foram homenageadas muitas pessoas com histórias interessantíssimas para nossa cidade. Cícero faleceu em 2014, mas deixou uma grande legião de admiradores.
- Integrante da diretoria do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Sertãozinho a convite do presidente Antônio Guerrero.
- Integrante da equipe que, em 2007/2008 criou SOS Vira Lata juntamente com Lígia, Valéria, Lara Galtarossa, Lara Sicchieri, Luen, Ana, Geórgia e Tati que visavam à proteção de cães abandonados na cidade.
- Idealizadora e coordenadora do levantamento de “ser vivo” que engloba pessoas (em todas faixas etária), animais e pássaros- separadamente por tipo e sexo- da Cohab 4 executado por alunos da Escola Waldomiro Gomes no ano 2000.
- Sob a coordenação do Leandro Aprile, o Centro Municipal de Memória- Museu da Cidade estão disponibilizados, digitalmente, alguns trabalhos meus em livros e também muitas matérias publicadas pelo Jornal Agora Sertãozinho e Região.
- Documentário em parceria com a Jornalista de Ribeirão Preto Matilde Leone, para a STZ TV da Fundação Cultural Educacional STZ TV sobre Sertãozinho desde a sua fundação.
- Projeto VIVA SERTÃOZINHO 2008 – Idealizado e desenvolvido por Vera Ferrante, com seu acervo virtual, em parceria com a Fundação Cultural Educacional Eduardo Tonielo - STZ TV- através da então presidente Cláudia Tonielo e com a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, tendo Zezinho Gimenez como prefeito municipal, através da Casa da Cultura e o artista sertanezino Edvaldo Prates de Abreu que registrou em óleo sobre tela Sertãozinho e Cruz das Posses 18 quadros com motivos históricos de nossa terra e nossa gente que ficaram expostos em pontos estratégicos em Sertãozinho e Cruz das Posses.
- Plataforma Verri - Octávio Verri Filho, advogado militante do fórum de Ribeirão Preto- SP, tendo se aposentado, em 1997 no cargo de Promotor de Justiça da Capital é o criador e mantenedor da Plataforma que mantém em seus arquivos alguns trabalhos meus e centenas de fotos antigas da história de nossa gente cedidas por mim ao grande amigo incentivador de manter viva as histórias de sua Terra Natal.
Livros:
- Sertãozinho conta sua história Compilação, em 2003, das mais de 50 famílias publicadas, até aquele momento, no Jornal Agora Sertãozinho.
- Uma história de sucesso Em 2010 participou, com textos e fotos, do livro em comemoração aos 70 anos do Sr. Toninho Tonielo conforme registro na primeira folha do mesmo.
- Pequenas histórias de uma grande mulher (minha mãe). Em 2016 procurei registrar um pouco da história de vida de minha mãe. Mulher forte, um trator no trabalho rural e uma fera na educação dos filhos. Passou fome, mas seus filhos...não.
- Uma mulher forte - 2018 – História de uma sertanezina, minha prima Maria Luíza Sanches Jacynto, viúva de Wilson Tadeu Jacynto desde 2014, residente em RP, mãe de 3 filhos sendo uma menina (casada com Carlos Damasio) e com duas filhas, e dois meninos especiais casados com duas também especiais que vivem sob sua responsabilidade. Trata a todos com sorriso, educação, sem reclamação e nunca lhe faltou nada para que pudesse ajudar alguém se preciso fosse. Exemplo a ser seguido.
- Silêncio Verde, Vida e Obra de Alvim Barbosa, idealizado por Aldair Barbosa Simões Gomes, participação ativa neste livro que conta a trajetória do poeta/ator/produtor e diretor de teatro Alvim Barbosa que foi, por muitos anos, diretor do Teatro Carlos Gomes de Vitória, E.S.
- E em breve o lançamento oficial do novo livro 70 anos mal dormidos e bem vividos - de boia fria a diretora e produtora de tv
“Essa é a nossa querida Vera Ferrante”, conclui Adriana Fagundes.
Qual é a sua reação?